Agile Notes (ou Xixi Ágil), uma nova forma de compartilhar agilidade

Eu tenho uma história pra contar…

Cody, o Castor, tem andado ocupado levando seus princípios para outros bandos por aí. E tem sido uma grande aventura, por vários locais interessantes. Ele tem conhecido muita gente sensacional! Tem sido uma jornada gratificante!

O texto de hoje inaugura uma nova categoria aqui no blog, graças às histórias que Cody tem guardado. Começaremos a compartilhar o que chamarei de Agile Notes – ou Xixi Ágil, para os íntimos.

Xixi Ágil? Como assim?

Once upon a time…

Em suas andanças, Cody conheceu um excelente time, que estava sob liderança de um belo Lobo, Dingo. Dingo tem um grande conhecimento, mas usa sua bela aparência para microgerenciar o time.

Cody foi convidado para participar de uma reunião diária do time conduzido por Dingo, como ouvinte.

Você sabe… Ouvintes ouvem…

Mas Cody ficou muito incomodado quando Dingo começou a perguntar para os membros do time quantas horas tinham sido consumidas e quantas faltavam para concluir cada uma das atividades!

O time estava acuado e o foco principal da reunião era a defesa, ao invés de usar o tempo para planejar o que falta para atingir os objetivos do grupo. Nada bom…

Incomodado e inconformado, Cody escreveu um post it para lembrar de falar com Dingo:

Daily não é reunião de status! Não se controla horas em daily! #PLEASE

Ao final da reunião, com o post it em mãos, Cody foi falar com Dingo, mas não o encontrou. Sua primeira reação foi colar o post it nas coisas de Dingo. Depois falaria com ele. Mas antes, faria algumas outras coisas.

Quando voltou, Cody encontrou um Dingo transtornado:

Não estão me deixando trabalhar! Querem me limitar! Querem me sabotar! Deixaram um xixi ágil nas minhas coisas…

E Dingo agitava furiosamente o post it de Cody. E ele achou aquilo MARAVILHOSO!! Era incrível o que um post it simples pudesse causar tanto incômodo! Era sensacional perceber que aquela mensagem estava gerando a primeira discussão do time contra a microgestão de Dingo!

E foi assim que nasceu o Agile Notes Xixi Ágil! A partir de agora, vamos compartilhar pequenas frases sobre o pensamento ágil.

E espero que o xixi ágil sirva também para iniciar uma discussão no seu time! Espero que você faça os seus próprios e compartilhe com o Agile Momentum. Eu ficarei feliz em publicá-lo aqui no site.

Anúncios

Marcelo L. Barros

Olá! Sou um cara criativo, curioso e detalhista, que, cada dia, mais se vê interessado em desvendar os mistérios desse "bicho gente"! Comecei minha carreira profissional em 1996, sou formado em Processamento de Dados pela FATEC de Santos. Naquela época tudo o que eu queria ter na minha frente era um computador e uma desafiadora regra de negócio, que se transformaria no melhor programa possível. Mas as coisas mudam! Concluí que quem faz software com qualidade são as pessoas e não as máquinas. Hoje, minha MISSÃO é ajudar pessoas e times a alcançarem seus objetivos, pois acredito que o sucesso pessoal e profissional está ligado a três pilares: FELICIDADE, MOTIVAÇÃO e SENTIDO. Como faço isso? 💡 MOTIVANDO pessoas, fazendo-as enxergar o 💡 SENTIDO das suas ações, que traz 💡 FELICIDADE por fazerem a diferença em suas vidas, suas empresas. Sou formado em Coaching pelo ICC e escrevo artigos sobre Métodos Ágeis, Comportamento, Inovação e Coaching. Vejo no lúdico a forma mais profunda de aprendizado. Procuro sempre conduzir reuniões de forma criativa, que tragam algum tipo de aprendizado aos participantes, seja por meio de dinâmicas de grupo ou jogos em equipe. Neste quesito, desenvolvi um jogo, a "Feijoada Ágil", para ensinar conceitos sobre trabalho em equipe. Se você, como eu, também acredita que eu posso te ajudar, deixe-me saber! Vamos tomar um café e, quem sabe, juntos podemos MUDAR O MUNDO!

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s