Presente de Atitude: como criar uma cultura de feedback

É interessante falarmos tanto em transparência e sermos, em muitas situações, incapazes de instalar uma cultura de feedback no nosso sistema, seja no time ou na empresa.

Mas por que temos esta dificuldade? Somos realmente incapazes?

Claro que não! O grande desafio é passar por cima de um grande medo: o medo do conflito. Temos um medo exagerado de sermos mal interpretados ou magoar alguém quando passamos um feedback.

Isso nos faz pensar que tudo é questão de duas coisas simples: habito e atitude.

Para criar uma cultura de feedback sincero e produtivo, precisamos primeiro criar o hábito. Como Agile Coaches, temos o dever de criar o ambiente propício para que as pessoas se sintam seguras para dar e receber feedbacks positivos e negativos.

Também precisamos de atitude positiva para transmitir e receber a mensagem de uma forma não violenta e construtiva.

Acredito que precisamos começar a construção deste ambiente seguro através de atitudes. Atitudes positivas. Feedback positivo.

Com este pensamento em mente, fui atrás, há alguns anos, de alguma atividade que proporcionasse o reconhecimento de atitudes positivas nas pessoas do time. Achei uma dinâmica bem interessante, chamada de Presente Surpresa, que estimula o feedback (ou loveback) positivo, através do reconhecimento de atitudes do outro, criando um momento de reforço da autoestima, autoconfiança e autoconhecimento.

Esta dinâmica foi baseada no Livro das Atitudes, de Sônia Café. E o legal é que você pode customizar a atividade com as atitudes (sempre positivas) que achar mais interessantes para o seu time.

Tudo o que você precisa é:16406934_1342846865777785_6852573353437469822_n

  1. Uma caixa com um presente (usei chocolates variados, mas você pode ser bem criativo: cupcakes, um bolo pequeno,… Mas tem que ser algo que as pessoas possam compartilhar juntas e ao final da dinâmica);
  2. Cartinhas com as atitudes que você quiser reconhecer. Já volto nessa parte!

Eu já usei esta atividade duas vezes, da forma como ela foi publicada (edição de 7/2/2002 da Revista Jogos cooperativos, por Maria do Carmo dos Santos Braga).

O jogo começa com o Facilitador dizendo que decidiu dar um presente para uma pessoa do time. Uma pessoa que tem se destacado por ser alguém a alegrar o time com atitudes EXTROVERTIDAS!

É importante, neste discurso inicial, colocar ênfase em “atitude”, pois é isso que queremos trabalhar. Você entrega o presente para a pessoa e o ENVELOPE 1, com a primeira mensagem do jogo.

Ao entregar o presente e o envelope, dependendo da relação que você já tem com as pessoas, é recomendado que dê um aperto de mão ou um abraço. Essas são atitudes que precisam ser bem avaliadas antes, pelo sistema e pela cultura das pessoas. Mas, certamente, gera uma ótima conexão entre elas.

Você deve, agora, orientar a pessoa que recebeu o presente para que leia o envelope, antes de abrir o presente. A partir daí, o jogo começa a andar sozinho!

A seguir, colocarei o texto das cartas que usei (as originais). Mas, mais uma vez, te encorajo fortemente a customizar as mensagens, de acordo com as atitudes que queira reforçar no seu time.

Envelope 1 – Parabéns! Você foi a pessoa escolhida para iniciar o jogo, por ter demonstrado muita EXTROVERSÃO, ofereça o presente junto com o envelope 2, a uma pessoa TÍMIDA.

Envelope 2 – Ser uma pessoa tímida tem suas vantagens, permite tirar maior proveito da observação, pois o fato de manter-se mais quieta, dá-lhe oportunidade de prestar muita atenção em tudo. Ofereça-o junto com o envelope 3, a uma pessoa com atitudes PERSEVERANTES.

Envelope 3  – Uma atitude perseverante traz sempre bons resultados pois nos leva a transcender as limitações. Siga transpondo cada vez mais os obstáculos e entregue o presente junto com o envelope 4, para uma pessoa com uma atitude COMUNICATIVA.

Envelope 4   – A comunicação é algo presente a todo momento. Poder usar a comunicação de forma positiva e amorosa ajuda muito nossos relacionamentos. Entregue portanto o presente junto com o envelope 5, para uma pessoa com a atitude AMOROSA.

Envelope 5 – Uma atitude amorosa pode curar e transformar as pessoas ao redor e os obstáculos no caminho da auto-realização.Com sua amorosidade, entregue o presente junto com o envelope 6, a uma pessoa com atitude OTIMISTA.

Envelope 6 – A verdadeira atitude de otimista não se aliena dos desafios e aventuras que precisam ser encarados e vividos. Tem a capacidade de transformá-los em impulsos criativos que atraem melhores situações. Entregue o presente junto com o envelope 7, para uma pessoa com atitudes CRIATIVAS.

Envelope 7 – Quando usamos nossa energia criativa para atrair e olhar para as situações de uma forma diferente estamos abrindo um leque de opções para uma ação muito melhor. Nesse momento uma boa dose de sensibilidade pode ser de grande ajuda. Entregue o presente junto com o envelope 8, a uma pessoa SENSÍVEL.

Envelope 8 – Uma atitude sensível é estar atento ao que nos une a tudo e a todos através dos pensamentos e sentimentos que emitimos. Entregue o presente junto com o envelope 9, a uma pessoa com atitudes COOPERATIVAS.

Envelope 9 -A atitude cooperativa é aquela que enfatiza os pontos de convergência dentro de um grupo ou relacionamento para criar solidariedade e parceria. Seja solidário e passe o presente junto o envelope 10, para uma pessoa PARTICIPATIVA.

Envelope 10– Uma atitude participativa nos estimula a compartilhar com o “todo maior” o significado único da nossa singularidade, adicionando valor e qualidade de consciência ao meio em que vivemos, isso nos traz grande alegria, entregue o presente junto com o envelope 11, a uma pessoa ALEGRE.

Envelope 11 – Quando escolhemos o caminho da alegria todas as nossas atitudes ganham um brilho especial. Entregue o presente junto com o envelope 12, a uma pessoa com atitudes de DESAPEGO.

Envelope 12 – Uma atitude de desapego conecta você cada vez mais com a sua alma agindo com o puro amor. Quando compreendemos o sentido da impermanência das coisas, deixamos a vida fluir com maior consciência da abundância divina. Entregue o presente junto com o envelope 13, a uma pessoa de atitude SINCERA.

Envelope 13 -Honestidade e sinceridade são sinônimos, por nos trazer a paz interior que surge quando estamos sintonizados com a Alma. Isso é uma decisão. Portanto entregue o presente junto com o envelope 14, a uma pessoa com atitudes DECIDIDAS.

Envelope 14 – A atitude decidida nos convida a abandonar a condição passiva de ficar apenas “desejando”, dando-nos um impulso para a ação. Experimentar conscientemente um ato de vontade é dar expressão á capacidade de autodeterminação que carregamos na alma. Expresse, e entregue o presente junto com o envelope 15, a uma pessoa com atitudes GENEROSAS.

Envelope 15 – Tudo na natureza é espontaneamente generoso. Podemos ser generosos na ação, no sentimento e no pensamento. Quando agimos generosamente, partimos de uma consciência de prosperidade e abundância, na qual a ênfase está na qualidade e não na quantidade. Quando sentimos generosamente , nossa doação é espontânea e invisível. Quando pensamos generosamente, compreendemos que a alegria de dar e a capacidade plena de receber são partes de uma única dádiva. Abra o presente e compartilhe com estas pessoas de atitudes tão positivas!

Na minha carreira, utilizei este exercício duas vezes:

  • Na primeira vez, com um grupo de gerentes de projeto (sim, já trabalhei com GPs e até já fui um deles!) que trabalhavam na mesma empresa e não se conheciam muito bem, além de conversas pontuais. Aqui o desafio foi encontrar pessoas com aquelas atitudes. E, ao final, a surpresa maior foi ver que as pessoas não tinham a menor ideia de como eram percebidas no grupo. O exercício foi usado para estreitar a conexão entre essas pessoas, que poderiam contribuir muito com o desenvolvimento umas das outras.
  • Na segunda vez, foi em um momento de despedida de um membro de um dos meus times. Também foi muito interessante e carregada de emoção. As pessoas conseguiram ter a noção de como são percebidas e celebramos a saída de uma pessoa querida do time.

Eu sei que algumas pessoas não concordam com exercícios baseados em sentimentos. Mas, mais do que cavocar nos sentimentos das pessoas, este tipo de atividade cria conexões e confiança no time, criando um ambiente mais propício para o feedback aberto e sincero.

Se você conhece como uma pessoa age, você saberá como dizer algo positivo ou negativo sobre ela, sem correr o risco de ofendê-la ou iniciar a Terceira Guerra Mundial.

Não é uma questão de deixar as pessoas “felizinhas”, mas de pensar alguns passos à frente, no processo de melhoria continua do time. E dos seus membros, é claro!

Anúncios

Marcelo L. Barros

Olá! Sou um cara criativo, curioso e detalhista, que, cada dia, mais se vê interessado em desvendar os mistérios desse "bicho gente"! Comecei minha carreira profissional em 1996, sou formado em Processamento de Dados pela FATEC de Santos. Naquela época tudo o que eu queria ter na minha frente era um computador e uma desafiadora regra de negócio, que se transformaria no melhor programa possível. Mas as coisas mudam! Concluí que quem faz software com qualidade são as pessoas e não as máquinas. Hoje, minha MISSÃO é ajudar pessoas e times a alcançarem seus objetivos, pois acredito que o sucesso pessoal e profissional está ligado a três pilares: FELICIDADE, MOTIVAÇÃO e SENTIDO. Como faço isso? 💡 MOTIVANDO pessoas, fazendo-as enxergar o 💡 SENTIDO das suas ações, que traz 💡 FELICIDADE por fazerem a diferença em suas vidas, suas empresas. Sou formado em Coaching pelo ICC e escrevo artigos sobre Métodos Ágeis, Comportamento, Inovação e Coaching. Vejo no lúdico a forma mais profunda de aprendizado. Procuro sempre conduzir reuniões de forma criativa, que tragam algum tipo de aprendizado aos participantes, seja por meio de dinâmicas de grupo ou jogos em equipe. Neste quesito, desenvolvi um jogo, a "Feijoada Ágil", para ensinar conceitos sobre trabalho em equipe. Se você, como eu, também acredita que eu posso te ajudar, deixe-me saber! Vamos tomar um café e, quem sabe, juntos podemos MUDAR O MUNDO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s