A Roda da Agilidade: assessment de satisfação do seu time

Como coach, a primeira coisa que faço com meus clientes, depois da sessão de coach education, é algum tipo de assessment. Este passo é muito importante para todo o processo, para que ambos entendamos de verdade o momento do cliente.

Quando trabalho com times, procuro fazer o mesmo: entender o time e seus integrantes, para ser mais assertivo na forma como conduzir o dia a dia.

Pensando em assessment de times ágeis, desenvolvi a ferramenta chamada A Roda da Agilidade, baseada na Roda da Vida, que mede o grau de satisfação do time (e dos indivíduos) com a iniciativa ágil. Por sugestão do meu amigo e colega de trabalho Leonardo Cichetto, decidi compartilhar a ferramenta para ajudar Agile Coaches a entender melhor seus times.

A Roda da Agilidade permite avaliar o grau de satisfação dos membros do time em nove aspectos, baseados no Manifesto Ágil.

Empowerment do Time: times ágeis são auto gerenciáveis, logo, a primeira coisa que você precisa saber é o quanto as pessoas acham que têm, de verdade, o poder de decidir como fazer o seu trabalho.

Motivação: times ágeis são compostos por indivíduos motivados, por questões que envolvem o ecossistema organizacional e até mesmo os demais itens da Roda. Saber se os indivíduos se sentem motivados a seguir rumo aos objetivos da empresa é importante para que você, como líder, tome decisões sobre como conduzir o time e as pessoas.

Satisfação do Cliente: a vantagem das entregas contínuas é ter um feedback contínuo do cliente. Aqui, a ideia é cutucar o time para que as pessoas se coloquem no lugar do cliente. Você acha que o seu cliente está satisfeito com o trabalho entregue pelo time?

Colaboração do Time: tenho visto por aí uma grande quantidade de profissionais muito bons, mas que têm uma dificuldade absurda em colaborar com o time. São os profissionais que trabalham muito bem sozinhos, fazem muito bem seu trabalho. Mas o quanto compartilham? O quanto ajudam o resto do time? O quanto colaboram, por exemplo, numa sessão de grooming para o refinamento do backlog e melhoria do produto?

Colaboração do Cliente: eu já disse que não basta ser cliente, tem que participar! E não estou falando do Product Owner dedicado e que sempre está disponível para o time. Incluo o cliente mesmo, seja externo ou uma unidade de negócio da sua empresa. O cliente deve estar sempre presente, em uma relação de transparência com o time. É o cliente quem tem que dar o feedback para o time, de alguma forma. Medir essa satisfação pode dar insumos ao Coach de como pode trazer o cliente para mais perto do time.

Excelência Técnica: medir excelência técnica é muito curioso! Do lado do time, existe a forte tendência de que o grau de satisfação apontado pelos membros seja bem alto. Isso por que as pessoas estão avaliando seu próprio trabalho! Mas, coloque alguém de QA avaliando este aspecto e você vai ver uma certa distância entre a média dos desenvolvedores e a opinião do QA. O que você ganha com isso? Bom… se existe uma divergência entre os papéis sobre este tema, talvez o time não esteja tão… excelente tecnicamente. Já pensou em fazer um Dojo ou promover um double check de código?

Cerimônias Ágeis: o Agile Coach geralmente chega e começa a colocar cerimônias e reuniões no dia a dia do time. Mas essas cerimônias fazem mesmo sentido para o time? O time entende qual a finalidade de cada cerimônia? E mais: você está facilitando as cerimônias da forma como o time acha que deveria ser?

Entregas contínuas: veja, não estou falando das entregas das sprints. Falo aqui sobre entrega de software funcional. Seu time entrega software funcional ao final de cada Sprint? Se não, por que isso não acontece? Será que o Product Owner está alinhado com o mindset ágil? Ou será que ele está cascatizando o desenvolvimento?

Qualidade das entregas: qualidade envolve vários aspectos, não só o software funcionando sem bugs graves em produção. Será que a solução proposta é realmente a melhor ou o time está tendo que retrabalhar features constantemente? Será o que grooming pode ajudar neste processo?

O Processo

Individualmente, você entrega ao time uma folha com um círculo, que deverá ser dividido em 9 partes. Cada parte representará um dos aspectos da Roda da Agilidade.

Roda da Agilidade Individual
Roda da Agilidade Individual

Para cada um dos aspectos, o membro deverá registrar seu grau de satisfação, de 0 a 100%. Peça que a representação seja feita de modo gráfico, para que fique o mais próximo de uma roda. Quanto maior a variação entre os níveis de satisfação entre os aspectos, menos o gráfico se parecerá com uma roda.

Se essa roda fosse a roda de um carro, o que aconteceria se você andasse com ela? Você está satisfeito com essa roda?

Qual o aspecto que, se melhorado o nível de satisfação, poderá refletir positivamente no grau de satisfação com os demais aspectos?

Estes são exemplos de perguntas poderosas que podem ser feitas durante a dinâmica. Por fim, você deverá pegar os resultados de cada indivíduo e tirar uma média para cada aspecto, resultando na Roda da Agilidade do Time. Ao final, você terá dois assessments muito valiosos:

Roda da Agilidade do Time
Roda da Agilidade do Time
  1. O nível de satisfação do seu time com relação à iniciativa ágil. É importante deixar esta Roda da Agilidade do Time pública, uma vez que ela pode energizar positivamente os indivíduos que pontuaram abaixo da média.
  2. O nível de satisfação e motivação dos membros do seu time. E aqui é que a mágica acontece… Você consegue insumos para trabalhar as pessoas! Você pode, por exemplo, aproximar quem tem motivação muito baixa com outro que tem motivação muito alta. Você pode também entender como melhorar as condições de cada um.

Seja com a Roda da Agilidade ou com qualquer outro tipo de ferramenta, recomendo fortemente que você, Agile Coach, realize algum assessment com seu time assim que começar o trabalho. É muito importante saber aonde está pisando. Daí pra frente, suas ações serão muito mais assertivas.

Dificilmente você conseguirá um time unânime! Mas a diversidade é muito valiosa, para que se haja discussões, trocas e melhoria contínua. Então, procure o equilíbrio, ao invés da unanimidade.

Anúncios

Marcelo L. Barros

Olá! Sou um cara criativo, curioso e detalhista, que, cada dia, mais se vê interessado em desvendar os mistérios desse "bicho gente"! Comecei minha carreira profissional em 1996, sou formado em Processamento de Dados pela FATEC de Santos. Naquela época tudo o que eu queria ter na minha frente era um computador e uma desafiadora regra de negócio, que se transformaria no melhor programa possível. Mas as coisas mudam! Concluí que quem faz software com qualidade são as pessoas e não as máquinas. Hoje, minha MISSÃO é ajudar pessoas e times a alcançarem seus objetivos, pois acredito que o sucesso pessoal e profissional está ligado a três pilares: FELICIDADE, MOTIVAÇÃO e SENTIDO. Como faço isso? 💡 MOTIVANDO pessoas, fazendo-as enxergar o 💡 SENTIDO das suas ações, que traz 💡 FELICIDADE por fazerem a diferença em suas vidas, suas empresas. Sou formado em Coaching pelo ICC e escrevo artigos sobre Métodos Ágeis, Comportamento, Inovação e Coaching. Vejo no lúdico a forma mais profunda de aprendizado. Procuro sempre conduzir reuniões de forma criativa, que tragam algum tipo de aprendizado aos participantes, seja por meio de dinâmicas de grupo ou jogos em equipe. Neste quesito, desenvolvi um jogo, a "Feijoada Ágil", para ensinar conceitos sobre trabalho em equipe. Se você, como eu, também acredita que eu posso te ajudar, deixe-me saber! Vamos tomar um café e, quem sabe, juntos podemos MUDAR O MUNDO!

2 comentários

  1. Muito bom Marcelo! Parabéns pela ideia e por compartilha-la conosco. O gráfico utilizado para fazer a Roda de Agilidade do time foi feito no Excel, certo? Você se importaria de compartilhar o arquivo? Muito obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s