Como você vê o Seu Mundo?

Image courtesy of FreeDigitalPhotos.net
Image courtesy of FreeDigitalPhotos.net

Mais uma reflexão rápida, tirada das minhas andanças pela internet… É uma pequena e fantástica história que mostra como pode ser a relação do homem com seu trabalho.

Uma pessoa que passava pelo local onde trabalhavam 3 pedreiros perguntou-lhes:
– O que fazem? O primeiro respondeu: “Não vês? Estou quebrando pedras”. O segundo disse: ” Estou ganhando o pão de cada dia”. O terceiro parou de trabalhar e, olhando orgulhoso para a obra à sua frente, assim falou: ” Estou construindo uma catedral”.

As 3 respostas caracterizam 3 atitudes diferentes do trabalhador frente ao trabalho.

O primeiro pedreiro encarou o que fazia como algo imediato, mecânico, sem objetivo. Para ele, o trabalho é uma obrigação, um sacrifício.

O segundo via no trabalho um meio de ter aquilo de que necessitava; representa uma visão egoísta e imediatista.

Já o terceiro pedreiro tem uma visão transcendente do trabalho; ele não estava se limitando a ver apenas a sua pequena parte da obra, mas via-se participante de uma realização importante: a construção de uma catedral. Desnecessário dizer que o só o terceiro pedreiro tem a possibilidade de ser feliz em seu trabalho, pois que ele lhe é fonte de prazer e capacidade de realização.

(Saraiva, Zoé Mary Pai, Evolução: do átomo ao arcanjo, Porto Alegre: Francisco Spinelli, 2013).

E você, caro leitor? Como encara o seu trabalho? Ou melhor, até: qual a sua motivação para levantar da cama todos os dias e ir para o trabalho?

Anúncios

Marcelo L. Barros

Olá! Sou um cara criativo, curioso e detalhista, que, cada dia, mais se vê interessado em desvendar os mistérios desse "bicho gente"! Comecei minha carreira profissional em 1996, sou formado em Processamento de Dados pela FATEC de Santos. Naquela época tudo o que eu queria ter na minha frente era um computador e uma desafiadora regra de negócio, que se transformaria no melhor programa possível. Mas as coisas mudam! Concluí que quem faz software com qualidade são as pessoas e não as máquinas. Hoje, minha MISSÃO é ajudar pessoas e times a alcançarem seus objetivos, pois acredito que o sucesso pessoal e profissional está ligado a três pilares: FELICIDADE, MOTIVAÇÃO e SENTIDO. Como faço isso? 💡 MOTIVANDO pessoas, fazendo-as enxergar o 💡 SENTIDO das suas ações, que traz 💡 FELICIDADE por fazerem a diferença em suas vidas, suas empresas. Sou formado em Coaching pelo ICC e escrevo artigos sobre Métodos Ágeis, Comportamento, Inovação e Coaching. Vejo no lúdico a forma mais profunda de aprendizado. Procuro sempre conduzir reuniões de forma criativa, que tragam algum tipo de aprendizado aos participantes, seja por meio de dinâmicas de grupo ou jogos em equipe. Neste quesito, desenvolvi um jogo, a "Feijoada Ágil", para ensinar conceitos sobre trabalho em equipe. Se você, como eu, também acredita que eu posso te ajudar, deixe-me saber! Vamos tomar um café e, quem sabe, juntos podemos MUDAR O MUNDO!

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s