A importância do Endomarketing para as marcas

Image courtesy of FreeDigitalPhotos.net
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O maior capital de qualquer negócio é o material humano. Os empresários que me desculpem, mas todo investimento é pouco se não houver uma boa preocupação com o desenvolvimento e o bem estar da sua equipe. O colaborador é o primeiro cliente que deve ser conquistando por uma organização para assim chegar ao externo bem como aos prospects. Porém ainda parece utopia, muitos gestores não se atentaram a este fato. Se você quer uma empresa que conquista clientes, parceiros e tem um reconhecimento relevante no mercado, dentre outras ações, é essencial trabalhar a comunicação e integração interna.

Portanto a forma como você interage com a sua equipe é diretamente refletida no cliente e faz toda a diferença na percepção da sua marca.  Nos dias atuais as empresas precisam ser reconhecidas não só pela qualidade do produto ou serviço oferecido, mas pelo bom atendimento humanizado da linha de frente (seu colaborador) da sua marca e pelo relacionamento que é construído quando ambos se sentem parte do negócio.

Porém ações de Endomarketing quando bem planejadas e aplicadas se inserem como uma ferramenta importante para motivar os funcionários, fazendo com que eles se sintam parte integrante da empresa e dos processos. Trate o seu colaborador como membro da sua família no começo pode haver muito trabalho, mas quando há recompensa o final é satisfatório gerando resultados positivos à imagem da empresa e ao fortalecimento da marca.

Os primeiros passos para fortalecer uma marca é ter uma equipe que ama, acredita na empresa e que não está lá só pelo dinheiro. Trate as pessoas como pessoas e não como seu recurso de trabalho. Compreendo que todos nós seres humanos somos sonhadores e com muitas expectativas, vontade de crescimento e busca constante por desafios. Todavia treinar, motivar e desenvolver a participação no negócio é um grande diferencial de competitividade para as organizações reterem seus talentos e manter uma equipe satisfeita para concluir com seus objetivos estratégicos.

Para que possamos refletir sobre o assunto separei alguns exemplos de ações de endomarketing que podem ser adotados por PME.

Pesquisa de satisfação ou de clima: Escute o seu colaborador, as pesquisas são muito utilizada por consultores externos e permite que os Gestores avaliem o clima organizacional da empresa pontuando os possíveis problemas setoriais e falhas na comunicação.

Comunicação interna: Crie canais que possibilitem a comunicação, na qual a empresa fala e também escuta. Os meios mais utilizados são os boletins informativos, mural, jornal interno e intranet. Atualmente há muitas empresas criando a sua própria rede social, uma forma bastante bacana para todos os colaboradores interagirem entre si, além de aproximar o gestor de todos.

Eventos de integração: Crie ambientes agradáveis no próprio trabalho happy hours sem finalidade comemorativa é sempre surpreendente. Não esqueça as festas pontuais, como as de final de ano, aniversariantes do mês entre outras datas comemorativas. Apesar disso, a empresa pode ir além e criar grupos de integração para prática de esportes, estudos entre outros. Assim como também projetos de ação social incentivar a colaboração e o pensamento social é sempre importante.

Palestras/eventos motivacionais: Traga palestrantes para motivar sua equipe, crie eventos, gincanas em momentos pontuais, as palestras motivacionais funcionam como um “UP“ na hora de motivar e focar a equipe nas metas e desafios do mês.

Esses são apenas alguns modelos de ações de Endomarketing que algumas organizações já aplicam, mas o grande desafio é proporcionar aos colaboradores um sentimento de pertença, comprometimento e cooperação mútua. Para finalizar gostaria de utilizar uma frase que ouvi do Gustavo Caetano CEO da Samba Tech que concluí a mensagem que gostaria de passar com esse artigo.

‘’Venda um SONHO a maioria das pessoas geniais não trabalham só por Dinheiro.’’

935497_448687611887425_1042554837_nMateus é formado em Marketing, pós graduando em Comunicação. Experiência em planejamento, pesquisas, implantação e desenvolvimento de projetos comunicacionais. Atualmente atuando como Analista de Marketing em empresa de Tecnologia da Informação. Perfil empreendedor e relacional, apreciador de novas tecnologias e mercado digital. Em busca constante de conhecimento.
Twitter: @MateusSdaRosa

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Marcelo L. Barros

Olá! Sou um cara criativo, curioso e detalhista, que, cada dia, mais se vê interessado em desvendar os mistérios desse "bicho gente"! Comecei minha carreira profissional em 1996, sou formado em Processamento de Dados pela FATEC de Santos. Naquela época tudo o que eu queria ter na minha frente era um computador e uma desafiadora regra de negócio, que se transformaria no melhor programa possível. Mas as coisas mudam! Concluí que quem faz software com qualidade são as pessoas e não as máquinas. Hoje, minha MISSÃO é ajudar pessoas e times a alcançarem seus objetivos, pois acredito que o sucesso pessoal e profissional está ligado a três pilares: FELICIDADE, MOTIVAÇÃO e SENTIDO. Como faço isso? 💡 MOTIVANDO pessoas, fazendo-as enxergar o 💡 SENTIDO das suas ações, que traz 💡 FELICIDADE por fazerem a diferença em suas vidas, suas empresas. Sou formado em Coaching pelo ICC e escrevo artigos sobre Métodos Ágeis, Comportamento, Inovação e Coaching. Vejo no lúdico a forma mais profunda de aprendizado. Procuro sempre conduzir reuniões de forma criativa, que tragam algum tipo de aprendizado aos participantes, seja por meio de dinâmicas de grupo ou jogos em equipe. Neste quesito, desenvolvi um jogo, a "Feijoada Ágil", para ensinar conceitos sobre trabalho em equipe. Se você, como eu, também acredita que eu posso te ajudar, deixe-me saber! Vamos tomar um café e, quem sabe, juntos podemos MUDAR O MUNDO!

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