A importância do Networking no ambiente Digital

Image courtesy of FreeDigitalPhotos.net
Image courtesy of FreeDigitalPhotos.net
por Mateus Rosa

Na maioria das vezes os profissionais só percebem que seu Networking é inútil ou inexistente, quando realmente precisam dele. E um erro bastante comum, é querer fazer Networking somente quando está buscando uma recolocação.

Não importa a sua idade; fazer network, criar boas relações pessoais e profissionais sempre traz resultados e quando bem feito, os mesmos tendem a ser melhores. E porque se preocupar? Simples, é só você ter em mente que um bom Networking pode ajudá-lo a conseguir o sonhado emprego com um bom plano de carreira ou até mesmo ganhar a tão desejada promoção no caso de você já estar em uma grande corporação.

Portanto, lembre-se que, atualmente, ter uma boa formação não é mais sinônimo de sucesso profissional, pois estamos numa era de fácil acesso as universidades, especializações e de qualificação cada vez mais rápida.

Ouse! Seja criativo, use as plataformas de tecnologia a seu favor.

Atualmente são poucas as pessoas que ainda não estão em alguma plataforma rede sociais, tornando estas ferramentas preciosas para praticar o seu relacionamento profissional. Qualquer pessoa pode fazer um bom networking sem muito esforço, a internet quebrou barreiras, em qualquer lugar do mundo você pode encontrar uma parceria. LinkedIn , blogs , Skype, Youtube, Twitter , Google+ eles estão aí a seu favor.

Algumas sugestões que podem te ajudar no Networking Digital:

Tenha uma conta no LinkedIn – É um excelente canal para as relações profissionais, e a rede te possibilita encontrar profissionais da sua área de atuação, além de te permitir conhecer e também criar relações com Presidentes, Diretores e Recrutadores de grandes corporações, pois, eles estão cada vez mais presentes nesse ambiente.

É importante que você tenha um perfil completo e tire proveito de suas características principais. Uma vez que você tenha configurado seu perfil no LinkedIn ele começa a te conectar com outros profissionais de interesse.

Participe ativamente dos grupos do LinkedIn relacionados ao seu ramo de atuação ou assunto de interesse:

Você também precisa ser visto na mídia: compartilhe conteúdos relevantes e responda os debates trazendo sempre a sua opinião às perguntas dos outros membros do grupo.

Explore as redes sociais e conheça novas pessoas:

Para que você possa expandir sua rede, é importante que conheça ”alguém” novo on-line. Encontre novas conexões potenciais através do Twitter, Facebook, LinkedIn, Google+ busque por pessoas que te inspirem e que você considere primordial para trazer valor a sua rede.

  • Recomende suas conexões no LinkedIn, não basta só estar lá, fale das suas conexões, provavelmente eles farão o mesmo em agradecimento.
  • Re-Tweet e tweet o conteúdo original de outras pessoas em sua rede e não se esqueça de mencioná-los
  • Participe dos grupos temáticos no Facebook, dê um Like nos conteúdos compartilhados, comente sua opinião e aproveite para ficar por dentro de eventos estes grupos também são usados como canais de divulgação.
  • Compartilhe o conteúdo dos outros através LinkedIn , Google+ , Facebook e em outros lugares

Lembrem-se: as pessoas dependem uma das outras para fazer negócios ou concretizar suas realizações profissionais. O Networking é a essência da carreira de um profissional, o alicerce para a construção de uma base sólida de relacionamento. Boa prática.

Mateus Rosa
Mateus Rosa
Mateus é formado em Marketing, pós graduando em Comunicação. Experiência em planejamento, pesquisas, implantação e desenvolvimento de projetos comunicacionais. Atualmente atuando como Analista de Marketing em empresa de Tecnologia da Informação. Perfil empreendedor e relacional, apreciador de novas tecnologias e mercado digital. Em busca constante de conhecimento.

Conheça outros colaboradores do Agile Momentum aqui!

Anúncios

Marcelo L. Barros

Olá! Sou um cara criativo, curioso e detalhista, que, cada dia, mais se vê interessado em desvendar os mistérios desse "bicho gente"! Comecei minha carreira profissional em 1996, sou formado em Processamento de Dados pela FATEC de Santos. Naquela época tudo o que eu queria ter na minha frente era um computador e uma desafiadora regra de negócio, que se transformaria no melhor programa possível. Mas as coisas mudam! Concluí que quem faz software com qualidade são as pessoas e não as máquinas. Hoje, minha MISSÃO é ajudar pessoas e times a alcançarem seus objetivos, pois acredito que o sucesso pessoal e profissional está ligado a três pilares: FELICIDADE, MOTIVAÇÃO e SENTIDO. Como faço isso? 💡 MOTIVANDO pessoas, fazendo-as enxergar o 💡 SENTIDO das suas ações, que traz 💡 FELICIDADE por fazerem a diferença em suas vidas, suas empresas. Sou formado em Coaching pelo ICC e escrevo artigos sobre Métodos Ágeis, Comportamento, Inovação e Coaching. Vejo no lúdico a forma mais profunda de aprendizado. Procuro sempre conduzir reuniões de forma criativa, que tragam algum tipo de aprendizado aos participantes, seja por meio de dinâmicas de grupo ou jogos em equipe. Neste quesito, desenvolvi um jogo, a "Feijoada Ágil", para ensinar conceitos sobre trabalho em equipe. Se você, como eu, também acredita que eu posso te ajudar, deixe-me saber! Vamos tomar um café e, quem sabe, juntos podemos MUDAR O MUNDO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s