Pergunta do dia: Você já agradeceu hoje?

Image courtesy of FreeDigitalPhotos.net
Image courtesy of FreeDigitalPhotos.net

Sim, concordo! Parece mais uma daquelas frases que vem acompanhadas de bichinhos fofinhos e que o pessoal adora postar no facebook. Mas você já parou realmente pra pensar sobre o poder da gratidão, do reconhecimento?

Trabalhamos diariamente resolvendo problemas (nossos, dos outros, do cliente, do sistema, etc.) e quando é que vem o tal do reconhecimento? Ah, certamente vem quando você chegar naquele cargo em que está de olho faz tempo ou virá na sua avaliação de desempenho; ou num aumento de salário por mérito!

Errado? Talvez não. Mas o quão realmente feliz e realizado você se sente ao ter este tipo de reconhecimento corporativo? O quanto vale pra você este tipo de agradecimento? Não estou dizendo que não sejam coisas importantes. Mas você não acha que merece mais?

Agora, pense e responda: o que você sentiria se o cara que trabalha ao seu lado virasse pra você e dissesse: “eu achei a ideia que você teve para aumentar as nossas vendas simplesmente fantástica!! pode contar comigo para colocar em prática!”

Receber um agradecimento, ou reconhecimento de um par seu não teria um peso significativo no seu modo de ver as coisas? Isso não te impulsionaria a ter cada vez mais ideias, mais comprometimento?

O que acha de, só de vez em quando, olhar para o lado e agradecer ou elogiar seu colega? Por que deixar estas tarefas para um gerente ou líder? Aliás, o que faz de gestores e líderes entidades misticamente tão especiais que somente elas tenham o privilégio de reconhecer um bom trabalho?

O que acha de instituir o Dia do Reconhecimento no seu time?

E não precisa sair por aí abraçando e dando tapinha nas costas de todo mundo por fazer seu trabalho. Aí a coisa vira uma banalidade sem propósito. Defina um período em que seja possível olhar para trás e identificar o que realmente se destacou. Elogie! Agradeça! Comemore!

Fui apresentado a um site super legal, que ajuda a fazer reconhecimentos públicos, o http://kudobox.co/. Eu achei a ideia simplesmente fantástica e já coloquei e prática com meus colegas colaboradores aqui do Agile Momentum. Eu acredito que é importante para eles cada “like”, cada comentário que possa melhorar seu nível de colaboração. Assim como é importante para mim expressar publicamente minha admiração por cada um.

Você pode adaptar esta ideia ao seu ambiente. Garanto que o trabalho fluirá de uma forma muito mais leve.

Não espere! Tente! Invente! Comece da forma mais simples:

Você já agradeceu hoje?

Anúncios

Marcelo L. Barros

Olá! Sou um cara criativo, curioso e detalhista, que, cada dia, mais se vê interessado em desvendar os mistérios desse "bicho gente"! Comecei minha carreira profissional em 1996, sou formado em Processamento de Dados pela FATEC de Santos. Naquela época tudo o que eu queria ter na minha frente era um computador e uma desafiadora regra de negócio, que se transformaria no melhor programa possível. Mas as coisas mudam! Concluí que quem faz software com qualidade são as pessoas e não as máquinas. Hoje, minha MISSÃO é ajudar pessoas e times a alcançarem seus objetivos, pois acredito que o sucesso pessoal e profissional está ligado a três pilares: FELICIDADE, MOTIVAÇÃO e SENTIDO. Como faço isso? 💡 MOTIVANDO pessoas, fazendo-as enxergar o 💡 SENTIDO das suas ações, que traz 💡 FELICIDADE por fazerem a diferença em suas vidas, suas empresas. Sou formado em Coaching pelo ICC e escrevo artigos sobre Métodos Ágeis, Comportamento, Inovação e Coaching. Vejo no lúdico a forma mais profunda de aprendizado. Procuro sempre conduzir reuniões de forma criativa, que tragam algum tipo de aprendizado aos participantes, seja por meio de dinâmicas de grupo ou jogos em equipe. Neste quesito, desenvolvi um jogo, a "Feijoada Ágil", para ensinar conceitos sobre trabalho em equipe. Se você, como eu, também acredita que eu posso te ajudar, deixe-me saber! Vamos tomar um café e, quem sabe, juntos podemos MUDAR O MUNDO!

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s