Marketing e TI fortes aliados

Image courtesy of FreeDigitalPhotos.net
Image courtesy of FreeDigitalPhotos.net
por Mateus Rosa

O mercado de consumo se move rapidamente e por toda parte há diversas oportunidades de crescimento. Porém, hoje não é aconselhável avançar desesperadamente o mercado mudou e não podemos perder tempo tentando atingir um público que não entende ou não conhece detalhadamente o potencial de um produto ou serviço. Portanto, é importante lembrarmos que os avanços da Tecnologia da Informação modificou e continua transformando a forma de viver, fazer compras e se relacionar de toda a sociedade e reestruturou a forma de ser e agir de diversos setores.

Por este motivo o título desse artigo é ‘’ Marketing e TI são fortes aliados. ’’

O marketing tem que se aproximar da TI e vice-versa cada vez mais. Estamos numa era onde os internautas buscam por novas tecnologias e seus avanços neste âmbito. Quando as campanhas de marketing têm um alto grau de conteúdo digital é comum envolver ambos os departamentos para se assegurar de que todos têm o conhecimento essencial das metas e objetivos do projeto. Com o aumento do número de usuários constate, a internet nos permitiu o surgimento de diversos nichos de negócios totalmente virtuais, atualizados, com informação e bastante eficaz. O virtual se desenvolve a passos muito rápidos e tanto o marketing quanto a TI não podem mais estar distantes.

A base de todas as transações entre cliente e empresa é o relacionamento, peça fundamental para um profissional de marketing realizar as suas ações que irá auxiliar as empresas de tecnologia na transformação de Lead em cliente potencial facilitando o processo de compra. Outro aspecto importante é a Comunicação, essencial instrumento para o desenvolvimento das organizações e que auxilia no destaque da empresa perante aos concorrentes, tendo em vista que os círculos sociais estão bastante segmentados, possibilitando os analistas de mercado uma melhor identificação dos alvos que através das plataformas de tecnologia pode-se direcionar uma campanha dirigida.

Deixando para trás os dias de trabalho em que cada departamento atuava separadamente. Estamos em um ambiente bastante diferente, não é mais possível que cada setor desenvolva partes do projeto para que no final se integre. Hoje ações de marketing digital, por exemplo, são altamente interativas e requer colaboração constante entre marketing e TI.

Para finalizar pontuo que profissionais de Marketing são um grande aliado para as empresas de TI e, com certeza, uma parceria de sucesso, quando alinhada a um planejamento consistente e bem sólido com o plano de negócio, há uma forte tendência para grande competitividade da marca e o sucesso da organização.

Mateus Rosa
Mateus Rosa
Mateus é formado em Marketing, pós graduando em Comunicação. Experiência em planejamento, pesquisas, implantação e desenvolvimento de projetos comunicacionais. Atualmente atuando como Analista de Marketing em empresa de Tecnologia da Informação. Perfil empreendedor e relacional, apreciador de novas tecnologias e mercado digital. Em busca constante de conhecimento.

Conheça outros colaboradores do Agile Momentum aqui!

Anúncios

Marcelo L. Barros

Olá! Sou um cara criativo, curioso e detalhista, que, cada dia, mais se vê interessado em desvendar os mistérios desse "bicho gente"! Comecei minha carreira profissional em 1996, sou formado em Processamento de Dados pela FATEC de Santos. Naquela época tudo o que eu queria ter na minha frente era um computador e uma desafiadora regra de negócio, que se transformaria no melhor programa possível. Mas as coisas mudam! Concluí que quem faz software com qualidade são as pessoas e não as máquinas. Hoje, minha MISSÃO é ajudar pessoas e times a alcançarem seus objetivos, pois acredito que o sucesso pessoal e profissional está ligado a três pilares: FELICIDADE, MOTIVAÇÃO e SENTIDO. Como faço isso? 💡 MOTIVANDO pessoas, fazendo-as enxergar o 💡 SENTIDO das suas ações, que traz 💡 FELICIDADE por fazerem a diferença em suas vidas, suas empresas. Sou formado em Coaching pelo ICC e escrevo artigos sobre Métodos Ágeis, Comportamento, Inovação e Coaching. Vejo no lúdico a forma mais profunda de aprendizado. Procuro sempre conduzir reuniões de forma criativa, que tragam algum tipo de aprendizado aos participantes, seja por meio de dinâmicas de grupo ou jogos em equipe. Neste quesito, desenvolvi um jogo, a "Feijoada Ágil", para ensinar conceitos sobre trabalho em equipe. Se você, como eu, também acredita que eu posso te ajudar, deixe-me saber! Vamos tomar um café e, quem sabe, juntos podemos MUDAR O MUNDO!

2 comentários

  1. Ótimo artigo Mateus.

    Tenho acompanhado muito eventos que englobam TI e Marketing e Direito com Marketing.
    Na faculdade vemos que teoricamente todas as áreas precisam estar integradas e trabalharem juntas, cada um no seu metiê, mas de certa maneira juntas para prever e mitigar impactos negativos para o negócio.
    Como eu disse, na teoria fica claro, mas quando vamos para o lado prático, as coisas mudam um pouco. Mas ainda assim, acho muito bom que exista esse despertar para essa preocupação, integração das áreas é fundamental para buscar o sucesso e objetivos da organização

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s