Qualidade de software

Image courtesy of  Stuart Miles, via FreeDigitalPhotos.net
Image courtesy of Stuart Miles, via FreeDigitalPhotos.net

Nosso amigo Cody andou meio sumido do blog! Parece que aconteceram várias coisas importantes no bando nas últimas semanas!

Sim, é verdade! Conseguimos fazer uma espécie de retrospectiva do nosso trabalho! Avaliamos onde poderíamos melhorar e o onde está nosso ponto mais forte! Conseguimos convencer o Sr. Rufos de que precisávamos de alguém para testar a qualidade do nosso trabalho! Fizemos um processo seletivo e contratamos a Clarissa, nossa nova responsável pela qualidade!

Qualidade é, ao mesmo tempo, algo fundamental e tão esquecido quando se fala em desenvolvimento! É verdade que se fala muito em times multidisciplinares, onde todos devem saber fazer de tudo. Mas é necessário considerar que alguns times são compostos de pessoas que simplesmente não gostam de realizar testes.

Historicamente existiu uma guerra entre desenvolvedores e analistas de qualidade. Parecia que a ideia era um destruir o trabalho do outro. A ideia da implantação do analista de testes nos times é extremamente válida, mas, mais uma vez, errou-se em não explicar corretamente a intenção. O analista de testes virou o cara temido e chato que só sabia falar mal do trabalho dos outros e, se um desenvolvedor quisesse ter sucesso, teria de ter um ótimo relacionamento com esse cara. Por outro lado, alguns analistas de teste viraram um ser mitológico, entre Deus e o Diabo, inatingíveis e influenciadores, com um certo toque de arrogância.

Felizmente, muito felizmente este mito foi sendo quebrado por alguns profissionais que conseguiram visualizar que o grande ganho do teste é realmente oferecer um produto com qualidade cada vez maior ao cliente final.

Essa é uma área de mulheres, correto? É onde as mulheres mais se identificam…

Particularmente eu acredito que esta área foi responsável pelo avanço da presença da mulher na computação. As mulheres são mais ligadas a detalhes, o que facilita atuação com qualidade. A partir daí a mulher começou a conquistar espaço no desenvolvimento, análise e até gestão. Mas existem homens que são ótimos analistas de qualidade. Não se deve rotular área nenhuma.

Então escolhemos certo! Mas não vejo como uma castor fêmea pode nos ajudar mais no nosso trabalho.

Cody! Você está sendo preconceituoso! Não existem tipos de trabalho específicos para os gêneros! Existe o trabalho certo para a pessoa certa. Como eu disse, existem homens que são excelentes analistas de qualidade. Assim como existem grandes programadoras, fantásticas analistas e competentes gerentes do sexo feminino. Nosso blog fez uma pesquisa sobre mulheres na computação e o grande problema das mulheres é realmente este tipo de rotulagem. Logo vamos mostrar os números que comprovam isso. Cody.the.beaver

Por hora, nosso foco é demonstrar que qualidade de software é uma área extremamente importante se você deseja oferecer um produto que não estoure um erro grave na frente do cliente. É verdade que não existe software 100% livre de erros e que ninguém é perfeito. Mas o grande diferencial do seu produto pode ser a contribuição de diferentes pontos de vista, melhorando cada vez mais.

Anúncios

Marcelo L. Barros

Olá! Sou um cara criativo, curioso e detalhista, que, cada dia, mais se vê interessado em desvendar os mistérios desse "bicho gente"! Comecei minha carreira profissional em 1996, sou formado em Processamento de Dados pela FATEC de Santos. Naquela época tudo o que eu queria ter na minha frente era um computador e uma desafiadora regra de negócio, que se transformaria no melhor programa possível. Mas as coisas mudam! Concluí que quem faz software com qualidade são as pessoas e não as máquinas. Hoje, minha MISSÃO é ajudar pessoas e times a alcançarem seus objetivos, pois acredito que o sucesso pessoal e profissional está ligado a três pilares: FELICIDADE, MOTIVAÇÃO e SENTIDO. Como faço isso? 💡 MOTIVANDO pessoas, fazendo-as enxergar o 💡 SENTIDO das suas ações, que traz 💡 FELICIDADE por fazerem a diferença em suas vidas, suas empresas. Sou formado em Coaching pelo ICC e escrevo artigos sobre Métodos Ágeis, Comportamento, Inovação e Coaching. Vejo no lúdico a forma mais profunda de aprendizado. Procuro sempre conduzir reuniões de forma criativa, que tragam algum tipo de aprendizado aos participantes, seja por meio de dinâmicas de grupo ou jogos em equipe. Neste quesito, desenvolvi um jogo, a "Feijoada Ágil", para ensinar conceitos sobre trabalho em equipe. Se você, como eu, também acredita que eu posso te ajudar, deixe-me saber! Vamos tomar um café e, quem sabe, juntos podemos MUDAR O MUNDO!

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s