Daily Meetings: você está fazendo com o objetivo correto?

Image courtesy of  Ambro, via FreeDigitalPhotos.net
Image courtesy of Ambro, via FreeDigitalPhotos.net

Não é de hoje que ouço várias opiniões contrárias à reunião diária do Scrum. Entre os argumentos, estão o fato de o time estar bem entrosado e juntos (portanto, ela é desnecessária) e o fato de o tempo da reunião diária ser precioso para a conclusão da iteração.

Não é possível que esta prática seja tão supérflua a ponto de ser abolida por grande parte dos times que encontrei por aí. Eu precisava pesquisar um pouco sobre a essência desta cerimônia.

E lá fui eu ler o Scrum Guide…

Eu precisava relembrar o que exatamente o SG diz sobre daily meetings, para entender por que esta é a cerimônia mais fácil de dar errado em times iniciantes no Scrum. E por que tantos times a abominam.

E está escrito:

“A Reunião Diária não é uma reunião de status, é voltada para as pessoas que transformam os itens do Backlog do Produto em um incremento.”

Bingo!

O mal da maioria dos times é que a reunião diária do Scrum é transformada em “reunião de ponto”. Os times focam a cerimônia em “o que você fez ontem?”. Quando você foca a reunião diária no que passou, você trabalha com a motivação errada para as pessoas se reunirem:

  • Se tudo vai bem, as pessoas tendem a florear a cerimônia com detalhes desnecessários sobre o quão brilhante foi a sua solução para o problema proposto (o que torna a reunião chata); e,
  • Por outro lado, se as coisas não vão muito bem, os indivíduos sentem-se pouco à vontade para reunir-se, buscando um milhão de justificativas para boicotá-la ou um bilhão de novos problemas que justifiquem um atraso nas atividades .

Daily Meetings não são retrospectivas, muito menos sessões de terapia em grupo! Retrospectivas acontecem ao final da iteração! Já vi pessoas irem para a cerimônia armadas com seus cadernos e canetas mais bonitos e mais gerenciais; já vi até notebooks nessas cerimônias. Confesso que, ao ver cenas como esta, sinto uma vontade quase que incontrolável de fazer uma fogueira no meio do time e atear fogo nesses materiais. Daily Meetings não tem como objetivo fazer um relatório gerencial de status para o seu cliente. Se o seu cliente está realmente engajado com o projeto, ele acompanha o andamento através do burndown e está alinhado com o Scrum Master sobre os impedimentos.

Material de Daily Meeting é post it! O time deve usar a pergunta “o que você fez ontem?” para movimentar atividades. Quando acontece um impedimento, aí sim este deve ser anotado em um novo post it e fixado no quadro, conforme o layout definido pelo time.

O grande foco na reunião deve ser no planejamento das próximas atividades do time. Principalmente quando as coisas não vão tão bem, o Daily Meeting deve ter como objetivo traçar uma estratégia para que as coisas voltem aos eixos.

Lembre-se sempre que o objetivo do Scrum (ou qualquer metodologia ágil) é entregar valor ao cliente o quanto antes. Se o time fica preso ao passado, o risco de se ter uma iteração mal sucedida é muito grande. Neste momento, o passado não tem muito a dizer. Mantenha seus olhos no futuro, onde se encontra nosso objetivo. O momento de revisitar o passado chegará com a retrospectiva.

A razão essencial para que aconteça a reunião diária deve estar concentrada no planejamento. Somente utilizando a cerimônia de forma correta ela será relevante. Sempre que seu time questionar qualquer prática que seja, a primeira pergunta que vocês devem fazer é “será que estamos praticando de forma correta?”.

Foco no objetivo, pé na tábua e até a próxima!

Anúncios

Marcelo L. Barros

Olá! Sou um cara criativo, curioso e detalhista, que, cada dia, mais se vê interessado em desvendar os mistérios desse "bicho gente"! Comecei minha carreira profissional em 1996, sou formado em Processamento de Dados pela FATEC de Santos. Naquela época tudo o que eu queria ter na minha frente era um computador e uma desafiadora regra de negócio, que se transformaria no melhor programa possível. Mas as coisas mudam! Concluí que quem faz software com qualidade são as pessoas e não as máquinas. Hoje, minha MISSÃO é ajudar pessoas e times a alcançarem seus objetivos, pois acredito que o sucesso pessoal e profissional está ligado a três pilares: FELICIDADE, MOTIVAÇÃO e SENTIDO. Como faço isso? 💡 MOTIVANDO pessoas, fazendo-as enxergar o 💡 SENTIDO das suas ações, que traz 💡 FELICIDADE por fazerem a diferença em suas vidas, suas empresas. Sou formado em Coaching pelo ICC e escrevo artigos sobre Métodos Ágeis, Comportamento, Inovação e Coaching. Vejo no lúdico a forma mais profunda de aprendizado. Procuro sempre conduzir reuniões de forma criativa, que tragam algum tipo de aprendizado aos participantes, seja por meio de dinâmicas de grupo ou jogos em equipe. Neste quesito, desenvolvi um jogo, a "Feijoada Ágil", para ensinar conceitos sobre trabalho em equipe. Se você, como eu, também acredita que eu posso te ajudar, deixe-me saber! Vamos tomar um café e, quem sabe, juntos podemos MUDAR O MUNDO!

3 comentários

  1. Eu já passei por isso, aonde o Daily era utilizado para o gerente de projeto fazer seu status report, e realmente a reunião era massante, alem de não ser utilizada para o seu principal objetivo, que é alinha a entrega e o time. Mas como eu disse, tínhamos um gerente de projeto, logo nem preciso falar que estamos longe do Scrum e das metodologias ágeis no geral 🙂

    • Oi, Denis! Eu diria que você não precisa usar todas as recomendações do Scrum; você pode usar algumas práticas que são interessantes para a equipe. Já vi projetos “gerenciados” que tinham as reuniões diárias com o intuito de promover a colaboração entre os membros do time, com foco no resultado final. Mas aí, claro, tudo depende do gerente que está à frente. Se ele não permitir que o foco seja esse e use seu poder de persuasão para facilitar seu Status Report, não tem jeito mesmo. Neste caso, depende mesmo do quanto o seu gerente está aberto para compartilhar a tomada de decisão com o time. Sucesso e muito obrigado pelo seu comentário!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s