vídeo Pair Programming: como a capacitação pode ser motivadora

Cody.the.beaverNosso curioso Cody tem uma grande dúvida, que pode ser sua também: como dividir conhecimentos técnicos com quem está começando, sem aquelas horas intermináveis (e chatas) de treinamento?

Treinar pessoas não é fácil. Treinar também requer uma boa dose de motivação. O treinamento tem que ser estimulante, tem que ser prático, motivador! Pra reunir todas estas características e desenvolver o potencial dos novatos, gosto bastante de uma técnica chamada Pair Programming.

_ Mas se eu trabalhar com alguém ao mesmo tempo, não teríamos um problema de custo?

Isso depende do ponto de vista e de como você encara o seu investimento. Se você olhar pro momento atual, sim, você estará usando duas pessoas na mesma atividade, Cody. E, seguindo esta linha, as duas pessoas poderiam trabalhar em coisas diferentes em paralelo.

Mas, por outro lado, se você pensar com uma visão um pouco mais a longo prazo, você terá um dos trabalhos executado por uma pessoa inexperiente, que terá de ser revisado depois.

A programação em par cria um vínculo entre os envolvidos, uma vez que foca na interação do piloto e o copiloto. Experiência é trocada de forma prática e leve, diretamente ligada ao problema que se tem para resolver.

_ Mas pode-se parear qualquer tipo de atividade?

Sim, claro! Qualquer atividade que se queira passar conhecimento. O vídeo mostra como funciona o processo em um rally. Seguindo essas recomendações, a técnica pode ser benéfica para qualquer atividade.

Anúncios

Marcelo L. Barros

Olá! Sou um cara criativo, curioso e detalhista, que, cada dia, mais se vê interessado em desvendar os mistérios desse "bicho gente"! Comecei minha carreira profissional em 1996, sou formado em Processamento de Dados pela FATEC de Santos. Naquela época tudo o que eu queria ter na minha frente era um computador e uma desafiadora regra de negócio, que se transformaria no melhor programa possível. Mas as coisas mudam! Concluí que quem faz software com qualidade são as pessoas e não as máquinas. Hoje, minha MISSÃO é ajudar pessoas e times a alcançarem seus objetivos, pois acredito que o sucesso pessoal e profissional está ligado a três pilares: FELICIDADE, MOTIVAÇÃO e SENTIDO. Como faço isso? 💡 MOTIVANDO pessoas, fazendo-as enxergar o 💡 SENTIDO das suas ações, que traz 💡 FELICIDADE por fazerem a diferença em suas vidas, suas empresas. Sou formado em Coaching pelo ICC e escrevo artigos sobre Métodos Ágeis, Comportamento, Inovação e Coaching. Vejo no lúdico a forma mais profunda de aprendizado. Procuro sempre conduzir reuniões de forma criativa, que tragam algum tipo de aprendizado aos participantes, seja por meio de dinâmicas de grupo ou jogos em equipe. Neste quesito, desenvolvi um jogo, a "Feijoada Ágil", para ensinar conceitos sobre trabalho em equipe. Se você, como eu, também acredita que eu posso te ajudar, deixe-me saber! Vamos tomar um café e, quem sabe, juntos podemos MUDAR O MUNDO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s