A Revolução do Trabalho!

Image courtesy of  bplanet, via FreeDigitalPhotos.net
Image courtesy of bplanet, via FreeDigitalPhotos.net

Você gosta do seu trabalho? Você se sente satisfeito com o que faz? Está realmente engajado com seu trabalho? O livro The Work Revolution: freedom and excellence for all, de Julie Clow (@clowjul) promete mudar a forma como o mundo vê o trabalho. A premissa do trabalho de Clow é que colaboradores engajados são altamente relacionados com o sucesso da organização. Infelizmente, os colaboradores realmente engajados são minoria no mundo corporativo. O livro diz que, fazendo pequenas mudanças para melhorar nosso relacionamento com o trabalho e com os colegas, é possível iniciar uma revolução em qualquer ambiente.

Isso faz sentido pra você?

A autora trabalhou cinco anos focada em cultura organizacional e efetividade de times no Google, onde sentiu “a mágica da liberdade e autonomia no trabalho”. Este período serviu de inspiração para a grande pergunta que seu trabalho tenta responder: se o Google pode criar este tipo de ambiente, por que outros lugares não podem?

Não tive oportunidade de ler o livro na íntegra, mas li várias coisas interessantes sobre o trabalho que foi desenvolvido. Entre elas, existe algo que vale a pena compartilhar:

O Manifesto da Revolução do Trabalho

Paixão: É possível amar seu trabalho, onde você trabalha e com quem você trabalha.

Excelência: É possível encontrar seu trabalho dos sonhos e se tornar excelente nele, não importando o quão bem (ou mal) você foi na escola.

Sucesso: Toda organização pode prosperar, criar mais valor para clientes e acionistas, e se tornar altamente bem sucedidas aderindo às coisas que faz melhor e contratando pessoas que pertencem a este universo.9781118172056.pdf

Confiança: Colaboradores podem ter confiança para fazer seu trabalho do jeito que funciona melhor para eles. Líderes encontrarão um valor maior tocando o gênio que existe em cada indivíduo em seu time. E, coletivamente, descobriremos uma assombrosa inovação através da sabedoria dos vários indivíduos na organização.

Nós todos ganhamos: O ambiente de trabalho não é um jogo que termina em zero a zero, onde nem o colaborador, nem a organização ganha; o maior interesse do colaborador também é o maior interesse da organização e, seguindo isso, cria-se um próspero e rentável negócio.

Em suma, lutar por liberdade no trabalho vale a pena, e todas as pessoas e todas as organizações podem ser excelentes.

Quando você desencadeia o potencial humano, coisas grandiosas acontecem.

Anúncios

Marcelo L. Barros

Olá! Sou um cara criativo, curioso e detalhista, que, cada dia, mais se vê interessado em desvendar os mistérios desse "bicho gente"! Comecei minha carreira profissional em 1996, sou formado em Processamento de Dados pela FATEC de Santos. Naquela época tudo o que eu queria ter na minha frente era um computador e uma desafiadora regra de negócio, que se transformaria no melhor programa possível. Mas as coisas mudam! Concluí que quem faz software com qualidade são as pessoas e não as máquinas. Hoje, minha MISSÃO é ajudar pessoas e times a alcançarem seus objetivos, pois acredito que o sucesso pessoal e profissional está ligado a três pilares: FELICIDADE, MOTIVAÇÃO e SENTIDO. Como faço isso? 💡 MOTIVANDO pessoas, fazendo-as enxergar o 💡 SENTIDO das suas ações, que traz 💡 FELICIDADE por fazerem a diferença em suas vidas, suas empresas. Sou formado em Coaching pelo ICC e escrevo artigos sobre Métodos Ágeis, Comportamento, Inovação e Coaching. Vejo no lúdico a forma mais profunda de aprendizado. Procuro sempre conduzir reuniões de forma criativa, que tragam algum tipo de aprendizado aos participantes, seja por meio de dinâmicas de grupo ou jogos em equipe. Neste quesito, desenvolvi um jogo, a "Feijoada Ágil", para ensinar conceitos sobre trabalho em equipe. Se você, como eu, também acredita que eu posso te ajudar, deixe-me saber! Vamos tomar um café e, quem sabe, juntos podemos MUDAR O MUNDO!

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s