Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje!

Cody.the.beaver

Conheça Cody, o castor! Cody é um cara esperto, que cansou de construir pontes da forma tradicional, por que ele acredita que existem maneiras melhores de fazê-lo. Mas, no seu mundo é difícil mudar! É difícil quebrar a resistência de anos de um time que está ganhando!

Foi assim que Cody resolveu partir em um longo caminho em busca de respostas que fizessem sentido para todos. Ele decidiu se lançar sozinho longe do bando para conhecer ferramentas que possam ajudar seu bando a trabalhar de forma mais otimizada, onde todos possam participar e contribuir com ideias. Onde todos os seus companheiros possam usar a sua criatividade para inovar dentro do time.

Um dia, um novo Cody voltará para o bando! Um Cody que será capaz de transformar seu bando de forma positiva. Mas, antes disso, existe uma longa jornada…

Esta jornada tem altos e baixos, pedras no caminho, opositores e tudo mais, como qualquer uma. Mas a maior e mais difícil de todas as transformações está dentro do próprio Cody, que terá de sair um pouco da sua zona de conforto.

E é disto que vamos falar…

A filosofia Kaizen (“mudança para melhor”, traduzido do japonês) pode ser vista como um processo diário de melhoria contínua e gradual, que pode ser aplicado tanto na vida pessoal quanto social ou no contexto profissional. Para o time do Cody, a execução correta desta filosofia significa a humanização do ambiente de trabalho, eliminando o trabalho duro, permitindo a todos realizarem experimentos, o que permite que sejam identificados e eliminados desperdícios.

Uma história chamada “O Tesouro de Bresa” faz uma analogia com o Kaizen de forma brilhante.

Um alfaiate muito pobre, inteligente e trabalhador não perdia as esperanças de um dia ficar muito rico. Um dia, se deparou com um livro de muitas folhas, onde se viam caracteres estranhos e desconhecidos. Mesmo sendo um livro caro, o alfaiate resolveu decifrar que caracteres eram aqueles. Surpreendentemente, a primeira página do livro continha a legenda “O segredo do tesouro de Bresa”. Isto deixou o alfaiate mais interessado e curioso, com a finalidade de encontrar tal tesouro. Ao estudar todos os idiomas do livro, oportunidades começaram a surgir e o alfaiate, de forma lenta e segura, começou a prosperar.

Quanto mais estudava, mais próspera se tornava a vida do alfaiate, com as oportunidades que surgiam. Ao final do livro, descobriu que não havia tesouro algum. Mas, na jornada em busca do tesouro, o alfaiate se desenvolveu tanto que ele mesmo se tornou o tesouro, afinal, “Bresa” significa “Saber”.

O processo de melhoria nunca acaba e o tesouro é conquistado com saber e trabalho. Por isso, a jornada é mais importante que o próprio destino.

“Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje!”

Este é um ensinamento que Cody já trazia dentro de si. E qual não foi a sua surpresa em saber que existem pessoas que pensam como ele e estão preocupadas com as mesmas coisas.

E há muito mais a saber! A jornada está apenas começando…

Anúncios

Marcelo L. Barros

Olá! Sou um cara criativo, curioso e detalhista, que, cada dia, mais se vê interessado em desvendar os mistérios desse "bicho gente"! Comecei minha carreira profissional em 1996, sou formado em Processamento de Dados pela FATEC de Santos. Naquela época tudo o que eu queria ter na minha frente era um computador e uma desafiadora regra de negócio, que se transformaria no melhor programa possível. Mas as coisas mudam! Concluí que quem faz software com qualidade são as pessoas e não as máquinas. Hoje, minha MISSÃO é ajudar pessoas e times a alcançarem seus objetivos, pois acredito que o sucesso pessoal e profissional está ligado a três pilares: FELICIDADE, MOTIVAÇÃO e SENTIDO. Como faço isso? 💡 MOTIVANDO pessoas, fazendo-as enxergar o 💡 SENTIDO das suas ações, que traz 💡 FELICIDADE por fazerem a diferença em suas vidas, suas empresas. Sou formado em Coaching pelo ICC e escrevo artigos sobre Métodos Ágeis, Comportamento, Inovação e Coaching. Vejo no lúdico a forma mais profunda de aprendizado. Procuro sempre conduzir reuniões de forma criativa, que tragam algum tipo de aprendizado aos participantes, seja por meio de dinâmicas de grupo ou jogos em equipe. Neste quesito, desenvolvi um jogo, a "Feijoada Ágil", para ensinar conceitos sobre trabalho em equipe. Se você, como eu, também acredita que eu posso te ajudar, deixe-me saber! Vamos tomar um café e, quem sabe, juntos podemos MUDAR O MUNDO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s